sexta-feira, 12 de junho de 2009

PASE de Matemática em Gincana

Usámos as questões da PASE de Matemática de 2009 para organizar outra Gincana de Matemática no pátio da escola.
Construímos o portão, mas em cartolina. Usámos as medidas dadas e calculámos as medidas em falta.
Alimentámos bichos-da-seda de plasticina respeitando as quantidades indicadas e as instruções do enunciado do problema.
Usámos copos, jarros e seringas graduadas para medir a quantidade de água necessária à resolução de problemas. Calculámos quantias monetárias.
As pontuações:
:::: José e Micaela (Turma D) - 5 000 pontos;
:::: Beatriz e Romeu (Turma C) - 3 000 pontos;
:::: Rúben e Catarina (Turma E) - 3 000 pontos.

4 comentários:

AC disse...

Muito interessante. A Matemática, para uma melhor apreensão, carece de muita manipulação de materiais, visando a concretização dos conceitos. Claro que, posteriormente, há que investir na sistematização através de exercícios teóricos. É o chamado "trabalho de sapa", fundamental para a evolução do aluno.

Célia Jordão Alves disse...

Olá! Muitos parabéns pelo trabalho que aqui mostram. estes meninos têm muita sorte em poder experimentar a matemática de tantas formas diferentes, divertidas e interessantes.

Unknown disse...

Oi, Anabela!

Tenho um filho de dez anos, na 4ª série (blogueiro também: http://blogdotaltomate.blogspot.com), e temos vivenciado muitas experiências usando as unidades de massa, de capacidade, de medida...

Quando concretizamos os problemas, parece que tudo fica mais fácil!!

Como sempre encantador o trabalho de vocês!!!

Abraços!!

Curiosos à Vista! disse...

olááá amiguinhos, vimos desejar uma excelente semaninha de trabalho, o final do ano está mesmo à porta! Vamos continuar a passar sempre por cá para deixar um carinho beijinhos grandesss