Cantar para Aprender Matemática



Problema resolvido!


Os problemas podem ser problema, pois, por vezes, não sei como decidir.
Se a operação para chegar à solução é de somar ou diminuir.

Se no problema vou juntando várias coisas, é só somar, fazer uma adição.
Se vou tirando ou então, faltar alguma, 
Nesses casos tem de ser a subtracção.
Se a Matilde for à praça e comprar 3 maçãs, 6 laranjas e 1 melão,
Quantas frutas ela vai levar para casa?
3 + 6 + 1 É uma adição!
3 + 6 + 1 = 10 São 10 frutas que a Matilde vai levar,
Mas é melhor não as comer só de uma vez, pois a barriga pode não gostar.

Os problemas podem ser problema, pois, por vezes, não sei como decidir.
Se a operação para chegar à solução é de somar ou diminuir.

E se a Manú der 8 rebuçados e lhe sobrarem ainda 23,
Quantos tinha ela, antes de ter dado?
23 + 8 Vou somar mais uma vez.
23 + 8 = 31
Tinha 31 e deu 8 de presente,
Sobram 23 e ela é gulosa, mas não come todos que é para não estragar os dentes.

Os problemas podem ser problema, pois, por vezes, não sei como decidir.
Se a operação para chegar à solução é de somar ou diminuir.

Se no problema vou juntando várias coisas, é só somar, fazer uma adição.
Se vou tirando ou então, faltar alguma, nesses casos tem de ser a subtração.
E se o Matias tiver 80 cromos, quantos é que faltam para acabar a coleção,
Sabendo ele que a caderneta tem 200?
200 - 80 É fazer a subtracção.
E ainda faltam muitos cromos ao Matias. São 120 que lhe faltam para colar.
Os repetidos vai juntando um a um e, com os seus amigos, passa os dias a trocar.

Os problemas podem ser problema, pois, por vezes, não sei como decidir.
Se a operação para chegar à solução é de somar ou diminuir.

Se no pomar houver 40 árvores e a Maria conta 12 castanheiros,
A Matilde, 7 macieiras, e a Manú, uma dezena de pereiras,
quantas laranjeiras vai contar, depois, o Matias?
São duas operações para conseguir solucionar.
Adicionam-se as árvores das meninas para as subtrair às quarenta do pomar.
12 + 7 + 10 = 29
As meninas contam 29 árvores.
40 – 29 = 11
O Matias vai contar 11 laranjeiras.

Os problemas já não são problema, pois agora já sei como decidir.
Se a operação para chegar à solução é de somar ou diminuir.

Se no problema vou juntando várias coisas, é só somar, fazer uma adição.
Se vou tirando, ou então, faltar alguma, nesses casos tem de ser a subtracção.

Maria de Vasconcelos
As Canções da Maria II



Par ou Ímpar

0, 2, 4, 6, 8 - são os números pares
Toca a decorar, para não te enganares
E qualquer um que acabe em 0, 2, 4, 6, 8
É sempre número par, é fácil acertar

São números inteiros, e se os dividires
Partidos ao meio dão sempre dois inteiros
0, 2, 4, 6, 8 - são sempre números pares
Se souberes de cor, é fácil acertares

1, 3, 5, 7, 9 - ímpares são então
Toca a decorar para saberes quais são
E qualquer que acabe em 1, 3, 5, 7, 9
É ímpar certamente, se souberes acertas sempre!

São números inteiros diferentes dos pares
Não dão dois inteiros se os partires ao meio
1, 3, 5, 7, 9 - vamos aprender
Que são sempre ímpares e é fácil saber

12 - Par
57 - Ímpar
201 - Ímpar
106 - Par
2013 - Ímpar
1352428 - Par

0, 2, 4, 6, 8 - são os números pares
Toca a decorar, para não te enganares
E qualquer um que acabe em 0, 2, 4, 6, 8
É sempre número par, é fácil acertar

1, 3, 5, 7, 9 - ímpares são então
Toca a decorar para saberes quais são
E qualquer que acabe em 1, 3, 5, 7, 9
É ímpar certamente, se souberes acertas sempre!



Maria de Vasconcelos
As Canções da Maria II


Tabuada do 2

Maria de Vasconcelos
As Canções da Maria II


Tabuada do 3

Maria de Vasconcelos
As Canções da Maria II


Tabuada do 4

Maria de Vasconcelos
As Canções da Maria II

Tabuada do 6

6x1,6
6x2,12
6x3,18
E a seguir... é a rimar
6x4, 24
É tão fácil a cantar

6,12,18
6x4, 24
6x5 já são 30
E a seguir... é outra vez a rimar
6x6 são 36
É tão fácil a cantar

6, 12, 18
6x4, 24
6x5 já são 30
6x6 são 36
6x7, 42
E o que é que vem depois?
E a seguir... é outra vez a rimar
6x8, 48
É tão fácil a cantar

6, 12, 18
6x4, 24
6x5 já são 30
6x6 são 36
6x7, 42
6x8, 48
Com mais 6, 54
Gosto tanto de teatro
E gosto tanto de dançar
E ainda de cantar
Falta uma para acabar

6, 12, 18
6x4, 24
6x5 já são 30
6x6 são 36
6x7, 42
6x8, 48
Com mais 6, 54
6x10 são pois 60
Olha a bola que rebenta
Se tu não souberes jogar
E por 6 multiplicar
Vamos ver se és capaz
Se a canção é eficaz
Diz lá tu a lengalenga...

6, 12, 18
6x4, 24
6x5 já são 30
6x6 são 36
6x7, 42
6x8, 48
Com mais 6, 54
6x10 são pois 60
Tenho bicho carpinteiro
A mexer o dia inteiro
Tenho ainda pelo na venta
Quero ir para o meu recreio
Este jogo eu já ganhei
O da tabuada do 6
Chega! Pára a lengalenga!
Está na Altura de acabar
Já é hora de ir brincar!

Maria de Vasconcelos
As Canções da Maria II
Tabuada do 7, 8 e 9

7x8, quantos são?...
9x9, quantos são?...
9x7, 8x9, quantos são?...
Quantos são?...
Mas que grande confusão!...

As tabuadas do 7, 8 e 9
Parecem ser difíceis e criar confusões
Mas se souberes todas as outras 
Só te falta aprender mais 6 multiplicações
Porque 7x2 e 2x7 são a4
Se trocares a ordem dos fatores, chegas lá
O produto é igual e tens sempre essa opção
É a propriedade comutativa da multiplicação

7x7 são 49
Vais arranjar uma forma que toda a gente aprove
Para que a multiplicar não estejas preso por cordéis
7x8 são 56
E já falta muito pouco para acabar de vez
7x9 são 63
A dos 7 já cá canta
Pois bem sabes que quem canta, seus males espanta

As tabuadas do 7, 8 e 9
Parecem ser difíceis e criar confusões
Mas se souberes todas as outras 
Só te falta aprender mais 6 multiplicações
Porque 7x2 e 2x7 são a4
Se trocares a ordem dos fatores, chegas lá
O produto é igual e tens sempre essa opção
É a propriedade comutativa da multiplicação

8x8 são 64
és o maior da tua turma neste campeonato
Se despachares as contas todas podes ir brincar depois
8x9 são 72
9x9 são 81
E já se acabou, já não falta nenhum
Sabes toda a tabuada, estás a ver? Não custa nada!
Todos para o recreio! Aula acabada!

As tabuadas do 7, 8 e 9
Parecem ser difíceis e criar confusões
Mas se souberes todas as outras 
Só te falta aprender mais 6 multiplicações
Porque 7x2 e 2x7 são a4
Se trocares a ordem dos fatores, chegas lá
O produto é igual e tens sempre essa opção
É a propriedade comutativa da multiplicação

Maria de Vasconcelos
As Canções da Maria II


Tiquetaque - As horas e a tabuada do 5

Maria de Vasconcelos
As Canções da Maria II

1 comentário:

Anónimo disse...

eu adoro estas músicas e aprendo cada vez mais. São bem fixes e bem verdadeiras no que dizem beijinhos já estou com saudades.




Mariana 1-10-
2016