quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Isometrias e Frisos

O Novo Programa de Matemática refere que, no 1º Ciclo, se devem estudar as isometrias, primeiro de forma intuitiva e depois com crescente formalização.
Temos vindo a estudar e a construir frisos de uma maneira que, para nós, não era usual. 
Identificámos frisos com simetria de translação, reflexão e reflexão deslizante.

Depois, construímos os nossos frisos no PowerPoint. O botão "Rodar" (inverter na vertical e na horizontal) da barra de ferramentas de "Formatação de Imagens", foi muito, muito útil.
Ao desenvolvimento de competências em matemática juntámos as competências em TIC e aprendemos muitas coisas novas.
O uso da aplicação Easy NoteCards também foi novidade. Gostámos muito!

6 comentários:

Liliana disse...

Trabalho + inovação = aprendizagens significativas! :)

Sempre a inovar! Assim é que é! Saudades de trabalhar com gente assim!

Ofélia disse...

Aposto que o que parecia complicado se tornou muito interessante! Parabéns pelo excelente trabalho.

Anabela Santos disse...

Nem tanto, Ofélia.
As crianças aderiram à atividade e não manifestaram dificuldade. Até porque a construção dos frisos tem por base um conjunto de exemplos.
Agora, para mim, é muito difícil aprender a ensinar de maneira diferente. Consome muito tempo e esforço.
Beijinho

Anabela

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Esse tempo e esforço que são utilizados na aprendizagem desta professora, são colocados ao serviço da inovação e da aprendizagem destes alunos tão sortudos!
Por isso aprendem inovando e inovam aprendendo... e todos temos o privilégio de aprender também com as vossas partilhas!

Bjs, Juca e Sala Fixe

Luz disse...

Sempre que aqui passo aprendo coisas novas. Obrigado!
Obrigado também por te ires "fazendo viva", mesmo quando eu me mantenho calada, pois os afazeres saõ tantos que não consigo sequer visitar os amigos.
Dia 1 de Março o Erte vai estar aí na Terceira, na escola básica e secundária Tomás de Borba... Tenho falado muito em ti com a equipa do eTwinnig... Este ano temos seis nomeados para os prémios europeus e eu estou muito orgulhosa.
Queria estar aí pertinho de ti agora. Tenho estado a frequentar um dos eventos de aprendizagem na plataforma etwinnig, o da matemática e nem imaginas como tenho suspirado por ti. Ás vezes fico mesmo muito atrapalhada:). O que me vale é que os meus companheiros delaboratórios são todos uns cracks e vão-me dando uns "empurrõesitos". Tudo bom para vós
Luz

Anónimo disse...

Professora Anabela,
Eu adorei estar a trabalhar os friso consigo.
Um beijinho e um grande abraço

Beatriz L