A Coordenação Nacional do Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola” e a Fundação Ilídio Pinho decidiram distinguir o nosso projeto Turfeiras - reservatórios naturais de água com uma Menção Honrosa.
Parabéns, meninos!
Mostrar mensagens com a etiqueta Ciência na Escola 2013/2014. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Ciência na Escola 2013/2014. Mostrar todas as mensagens
quarta-feira, 16 de julho de 2014
quarta-feira, 11 de junho de 2014
Livro de Campo
A completar o Livro de campo com as folhas que recolhemos e secámos.
Ficámos com um excelente recurso que poderemos consultar em qualquer ocasião.
sexta-feira, 6 de junho de 2014
Partilhar experiências
A divulgação das descobertas aos outros alunos da escola é muito importante e uma grande ajuda na sua consciencialização para a importância de preservar o esfagno e as turfeiras.
Na tarde de hoje, o 4º ano da Turma A preparou a observação que os alunos das outras turmas realizaram ao microscópio.
Mais fotografias aqui.
Sensibilizar os outros
E de pequenino se torce o pepino...
Cheios de sabedoria, os meninos do 1º ano da Turma A apresentaram o nosso projeto aos alunos do 2º ano da Turma B e aos alunos do 3º ano da Turma C. Utilizaram a apresentação "O Sphagnum e as Turfeiras - À descoberta de um misterioso mundo..." criada pela investigadora Cândida Mendes, um excelente suporte que permitiu recordar quase tudo o que nos tinha transmitido.
Mais fotografias aqui.
quinta-feira, 5 de junho de 2014
Viveiro florestal de espécies autóctones
Hoje, Dia Mundial do Ambiente, nada melhor do que descobrir o que na nossa terra se faz para preservar o ambiente.
Visitámos o Viveiro Florestal de Espécies Autóctones e aprendemos que é muito importante restaurar as áreas degradadas do meio ambiente. Observámos com muito interesse o trabalho que ali se realiza e participámos em algumas das etapas necessárias à reflorestação por plantas endémicas, melhor adaptadas às nossas condições ambientais.
Vimos e aprendemos a distinguir as sementes da diversas plantas endémicas: azevinho, sanguinho, louro, pau branco, urze, uva da serra, ginjeira brava,...
Do seminário retirámos pequenas plantas (uva da serra) que plantámos no viveiro e que daqui por três anos estarão prontas para serem transplantadas e ajudar a restaurar uma área que esteja mais degradada.
Mais fotografias aqui.
quarta-feira, 4 de junho de 2014
Construção do mapa interativo
Localização e sinalização, no mapa interativo utilizado pelos alunos, das zonas de turfeiras visitadas e das plantas endémicas e invasoras identificadas como resultado do Peddypaper fotográfico realizado.
Visita o mapa interativo aqui.
terça-feira, 3 de junho de 2014
Constituição do esfagno
Aprendemos que o esfagno é constituído por capítulo, caule e ramos, mas não há nada como observar e constatar.
segunda-feira, 2 de junho de 2014
A subir a Ribeira Brava
A subir a Ribeira Brava, repleta de espécies animais e vegetais.
Esta atividade contou com a participação de todos os alunos do 1º Ciclo da EB1/JI de São Bartolomeu de Regatos e a colaboração do Engenheiro Helder Xavier (Diretor da Ecoteca da Terceira).
Ao longo deste percurso observámos as espécies autóctones e endémicas que temos vindo a estudar.
Lagoa das Patas
Para assinalar o Dia da Criança, mais uma incursão na natureza.
Visitámos a Lagoa das Patas, pois nas imediações desta lagoa pode encontrar-se uma zona natural de acumulações pluviais composta por uma turfeira.
Também observámos outras plantas autóctones: cedro do mato, urze,... e aprendemos sobre a sua utilidade.
sexta-feira, 30 de maio de 2014
Mapa interativo no iPad
Utilização do iPad para sinalizar os locais visitados e integrar no mapa interativo a localização das plantas endémicas observadas.
quinta-feira, 29 de maio de 2014
Junto à Lagoa do Negro
Já no final do dia de trabalho, apreciámos a bonita Lagoa do Negro, que estava muito reduzida em relação ao que é habitual. Pudemos passear em zonas que deviam estar cobertas de água. Vimos rãs e uma libelinha a pôr os seus ovos na superfície da água.
Fizemos perguntas sobre a origem desta lagoa, sobre as plantas que nela observámos e em relação ao nível da água.
Mais fotografias aqui.
O percurso até à 1ª lagoa do Vale Fundo
Cheios de energia e entusiasmo fizemos o percurso até à primeira das três Lagoinhas do Vale Fundo. Esperava-nos uma pequena desilusão. Nem uma gota de água! A lagoa estava seca!
Pelo caminho vimos muito esfagno e outras plantas endémicas que fomos identificando com auxílio de livro de campo oferecido pela Cândida, a investigadora da Universidade dos Açores.
Uma pausa bem merecida
O almoço chegou em boa hora. Já estavam todos cansados e esfomeados, não fosse o almoço no mato uma agradável fuga à nossa rotina.
Plantar esfagno
Plantar esfagno e ajudar a natureza a repor as zonas de turfeira que foram danificadas é muito importante.
Demos uma ajudinha e cada um de nós contribuiu ao plantar uma mão cheia de esfagno.
Plantar plantas endémicas na zona das turfeiras
Cada um de nós recebeu uma planta endémica que ajudou a plantar num trabalho conjunto exigido pela dureza da tarefa. Valeram as ajudas da Cândida, do Mauro e de todas as mães que nos acompanharam.
Esta atividade é considerada uma atividade de restauro porque permite restabelecer as espécies vegetais em zonas danificadas.
Esta atividade é considerada uma atividade de restauro porque permite restabelecer as espécies vegetais em zonas danificadas.
Mais fotografias aqui.
Peddypaper de espécies endémicas
Logo à chegada, a Cândida ofereceu-nos um Livro de Campo que tinha organizado, especificamente, para a nossa turma. Nele, podemos observar as plantas e aves que se podem encontrar naquela zona da ilha e, ainda, colar uma folhinha no espaço dedicado a cada planta.
Esclarecidas as regras e as dúvidas, começaram os trabalhos relacionados com a exploração das turfeiras.
À chegada, prontinhos para trabalhar!
Todos prontos e entusiasmados com o dia diferente e as atividades que nos esperam.
Contamos aprender muito sobre o esfagno e as zonas de turfeira que urge proteger.
quinta-feira, 22 de maio de 2014
A Universidade dos Açores na nossa escola
Hoje, recebemos uma visita que aguardávamos há algum tempo, mas que o calendário de exames nacionais não permitiu que se realizasse mais cedo.
A investigadora Cândida Mendes veio ensinar-nos imensas coisas sobre o esfagno e as turfeiras.
Mais fotografias aqui.
terça-feira, 1 de abril de 2014
Esfagno ao microscópio
Começámos por observar bem o microscópio.
Já todos tinham ouvido falar, mas ninguém sabia como o usar.
Na internet, encontrámos imagens que identificavam as suas partes e davam indicações sobre os cuidados no seu uso.
Juntámos lâmina e lamela, e entre elas um pedacinho de esfagno cortado com muito cuidado.
O espanto foi geral:
- Parece de renda!
E não é que é mesmo bonita a planta que escolhemos estudar? Importante e linda! O que mais poderíamos querer?
Subscrever:
Mensagens (Atom)






























