quinta-feira, 28 de maio de 2009

Visita à Protecção Civil

O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores tem como atribuições orientar, coordenar e fiscalizar as actividades de Protecção Civil e dos Corpos de Bombeiros.
Este serviço também assegura o funcionamento de um sistema de transporte de emergência médica, de forma a garantir, aos sinistrados ou vítimas de doença súbita, a pronta e correcta prestação de cuidados de saúde.
Nos últimos 30 anos houve dois grandes sismos nos Açores:
  • o sismo de 1980 que afectou as ilhas Terceira, S. Jorge e Graciosa (Cristiano), durou apenas 15 segundos, teve uma intensidade 7.2 na escala de Richter e destruiu cerca de 80% dos edifícios da cidade de Angra do Heroísmo;
  • o sismo de 1998, que fez muitos estragos no Faial, Pico e S. Jorge (Cristiano) teve uma magnitude de 6.1, na mesma escala.
Nós aprendemos que, todos os dias há sismos, mas mais pequenos (Soraia e Beatriz). Não sentimos os de grau 1 e 2.

Aprendemos que é importante ajudar os outros e aprendemos que não devemos ligar para o 112 se for por brincadeira, porque alguém pode precisar de ajuda (Erica e José).
Entrámos na Área Operacional da Estação Açor, a sala onde comunicam todos os bombeiros e âmbulâncias do arquipélago dos Açores (Marco). Às 15 horas, estavam em serviço, nas estradas açorianas, dezasseis âmbulâncias.
Vimos o Heliporto onde aterra o helicóptero em situações de emergência e evacuação, e a torre que tinha o símbolo da Protecção Civil (Erica e José).
Turma D

3 comentários:

A Turma da Abelha disse...

Olá amigos, olá Senhora professora.
Que bom estar aqui a voar pelo vosso espaço. Bom, mas cansativo. Tinhamos o vento de cauda, mais a diferença horária... MAS EXISTEM AS CRACAS(disse a professora Isabel - o que são cracas? ela não explicou).
Nem sabem a melhor. Hoje a nossa aula foi sobre segurança, quer rodoviária, quer nas praias, rios e piscinas. Para a semana falaremos de sismos. A professora disse que já sentiu um sismo. E vocês também já sentiram? Como é?
Para além da visita vão fazer algum exercício?
Fizemos tantas perguntas porque estamos tontas... da viagem eh eh eh eh
Um beijinho para todos e vamos continuar a vir fazer muiiiitasss visitas. Afinal de contas os Açores está à distância de um clique.

faladores disse...

Olá a todos!
É sempre bom saber que esses serviços existem e funcionam bem. E viram tudinho....
Apesar de haver um maior registo de sismos, as ilhas dos Açores são as mais bonitas do Mundo!
E já agora, as cracas são muito saborosas...
Beijinhos para todos

Anónimo disse...

olá a erica ja esta melhor feliz dia mundial da criança.
de madrinha da erica da sala d